O programa “Eu Plastifico, Nós Reciclamos”, lançado durante a Hortitec 2023, desafia a cadeia agrícola a ampliar a reciclagem com previsibilidade, rastreamento e certificação.
O descarte incorreto do plástico proveniente da agricultura tem se tornado motivo de preocupação no mundo inteiro. Estudo divulgado recentemente pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) indica que a contaminação de solos agrícolas por microplásticos vem aumentando e recomenda a adoção de algumas medidas urgentes, entre elas a reciclagem e a recuperação deste material. Em sintonia com esse desafio, uma parceria entre fabricantes, recicladores e produtores brasileiros está viabilizando um projeto de economia circular que pretende criar uma rede para ampliar a transformação do resíduo plástico do campo em resina para o setor industrial, sem custos para o produtor rural.
“Hoje, embora o plástico seja indispensável para ampliar a produção de alimentos, sua reciclagem é dificultada pela ausência de uma rede que facilite ao produtor rural fazer o encaminhamento desse material de maneira correta e segura”, explica o coordenador do programa, o engenheiro agrícola Andrés da Silva, da EACEA Soluções em Cultivo Agrícola. O projeto oferece aos produtores rurais uma opção de disposição final adequada e certificada para os filmes plásticos utilizados na produção agrícola (como cobertura de estufas, filmes para silagem, mulching, cintas de irrigação e outros), sem custos.
Para isso foi criado um aplicativo em que os interessados em vender seu plástico usado podem se cadastrar, informando localização e quantidade disponível. Com essas informações serão montadas rotas de recolhimento e entrega do material de descarte às usinas de reciclagem especializadas nesse processamento. Com base em testes que atestam sua qualidade, a resina pós consumo poderá retornar às indústrias para ser usada como matéria prima, reduzindo a pegada de carbono. A proposta do projeto é reciclar mil toneladas de plástico agrícola até 2024, por meio dessa rede.
DO CAMPO DIRETO PARA A RECICLAGEM
“Não é um número muito grande, mas será a fase inicial do projeto que começa no Estado de São Paulo, mas depois desse período poderá ser replicado em todos os estados brasileiros com grande ganho ambiental”, comenta Andrés. Todo o processo será rastreado por meio de um sistema que já está em fase final de testes. Para cada tonelada de plástico reciclado o produtor rural receberá um certificado de reciclagem voluntária, um documento oficial que poderá ser utilizado futuramente em programas de mitigação de gases de efeito estufa na forma de créditos de carbono.
Dados coletados pela FAO mostram que as cadeias de valor agrícola em todo mundo usam a cada ano 12,5 milhões de toneladas de produtos plásticos, enquanto outros 37,3 milhões são usados em embalagens de alimentos. Deste total, apenas cerca de 10% são reciclados, o que coloca em risco a segurança alimentar do planeta em função da contaminação dos solos e do meio ambiente. “Nossa responsabilidade ambiental como empresa do setor nos obriga a tomar ações concretas para reduzir as consequências deste plástico no meio ambiente”, explica o gestor da EACEA, que teve a iniciativa de montar o programa inédito no País.
O projeto já conta com a parceria das empresas Agrovelper, Agrocultivo, Netafim, Estufas Tropical, Neuplast, Paripassu, assim como de instituições como o Comitê Brasileiro de Plasticultura (Coblapa), da Coordenatoria de Assistencia Técnica Integral (CATI) do Estado de São Paulo, do International Fresh Produce Marketing (IPFA) e do Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort), além da Revista Plasticultura. O lançamento do programa será realizado na próxima quinta, dia 22 de junho, as 19h00, na Hortitec. No evento, a cantora Helô Ribeiro (do Grupo Barbatuques) apresentará o jingle do “Eu plastifico, Nós reciclamos”! As empresas Terra Viva, Pindstrup e Carolina Soil patrocinam o evento igualmente.
Outras informações:
https://www.eacea.com.br/2022/12/15/eu-plasfico-nos-reciclamos/
Fonte para entrevistas:
Andres da Silva (EACEA) – Celular/ WhatsApp: (12) 99613 2171 – andresdasilva@live.ca
Apoio aos jornalistas:
Gigo Noticias
Gilberto Gonçalves (19) 98783 5187 – gilberto@clicknocia.com.br
Cibele Vieira – (19) 99156 6014 – cibele@clicknocia.com.br