Raiar Orgânicos participa da IFPA para lançar primeiro ovo pasteurizado 100% orgânico no Brasil

Evento referência na indústria FFLV (Frutas, Flores, Legumes e Verduras), a IFPA (International Fresh Produce Association) contará, na edição de 2023, com a participação da Raiar Orgânicos, empresa que chegou oficialmente ao mercado em abril de 2022 com o objetivo de revolucionar a cadeia produtiva de proteínas e tornar o orgânico possível. Nos dois dias de evento, o stand da marca receberá um grande número de visitantes do setor varejista interessados em conhecer (e experimentar) não apenas os já renomados ovos orgânicos frescos da Raiar – que já podem ser vendidos para todo o território nacional e são produzidos através de um tripé que une sustentabilidade, bem estar animal e tecnologia – como também os novos ovos pasteurizados da marca.


A Raiar Orgânicos nasceu do sonho de cinco empreendedores em tornar o orgânico possível para quem planta e para quem come, começando pelo ovo. A primeira granja está localizada em uma fazenda de 170 hectares em Avaré, interior paulista, e conta com uma ampla estrutura inédita que visa o escalonamento da produção e o bem-estar das galinhas. Criadas livres, com acesso diário ao sol e ao pasto, elas são cuidadas com alimentação
100% orgânica feita na fábrica de ração na própria fazenda, a partir dos grãos entregues pela rede de produtores rurais, e recebem apenas tratamento homeopático, quando preciso.


A tecnologia está presente em todas as fases de produção, desde o maquinário automatizado para a fabricação do alimento das galinhas ao “jump start”, poleiros móveis importados da Holanda que incentivam as aves a voar desde os primeiros dias de vida. Na sala de ovos, onde é feita a lavagem, secagem e checagem dos ovos, o “crack detector” identifica micro-fissuras na casca imperceptíveis ao olho humano, elevando a segurança do alimento. E cada ovo é carimbado na casca com a data de produção, garantindo transparência ao produto e ao consumidor.


Outro diferencial da marca está no fomento à produção de grãos orgânicos – um gargalo na agricultura nacional – focado no pequeno produtor rural e em assentamentos da reforma agrária. Pensando nisso, a empresa financia a produção, auxilia na certificação das propriedades, oferece assistência técnica rural e a garantia de compra dos grãos, além de promover a facilitação comercial e logística. Atualmente, a Raiar trabalha com famílias nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. (ajustes indicados acima).


Entre os principais diferenciais da Raiar estão a garantia de frescor e padronização dos ovos frescos. Graças a um maquinário de inspeção inédito na América do Sul, podem garantir a máxima qualidade de todos os ovos produzidos, com valor nutricional e sabor inigualáveis. Os ovos são vendidos em embalagens de 10 unidades, nos tamanhos Grande e Jumbo. Ovos para quem se preocupa com a saúde global e está aberto a (re)conhecer o
valor do orgânico.


A presença na IFPA favorece o contato com os principais compradores de varejo, executivos de produção de alto nível e líderes do setor FFLV.


Além dos ovos frescos, ovos orgânicos pasteurizados

A Raiar apresenta também no evento uma inovação que acaba de lançar: o primeiro ovo pasteurizado 100% orgânico do país. Produzido apenas com ovos da melhor qualidade, a novidade destaca-se pelo frescor e sabor ímpares, diferenciais reconhecidos por diversos chefs e profissionais do food service que já usam os ovos da marca em seus negócios.

O pioneirismo no mercado vem associado à garantia de que são processados apenas ovos que estejam dentro dos elevados padrões da Raiar ─ ovos em ótimas condições, mas que têm tamanhos fora de padrão ou pequenas variações na casca e que, por isso, acabam não indo para as gôndolas dos mercados.

O lançamento contempla três produtos: a versão integral dos ovos, as claras e as gemas. Todos passam pela pasteurização, um processo térmico que esteriliza os alimentos proporcionando muito mais segurança (sem necessidade de aditivos químicos ou conservantes) ao eliminar microrganismos, e são acondicionados em embalagens Tetra Pak, com tampa rosqueável e capacidade para 1kg ─ volume equivalente a 30 claras, 58 gemas ou 20 ovos inteiros. Assim, os produtos oferecem muito mais praticidade (com economia de tempo e simples manuseio), facilidade no armazenamento (50% menos espaço ocupado e 85% menos lixo gerado em relação aos ovos in natura) e também a durabilidade (sempre sob refrigeração, as claras têm validade de 120 dias e as versões integral e gemas são válidas por 75 dias). Os preços dos ovos integrais variam de acordo com o tamanho do
pedido: quanto maior a quantidade de caixas, maiores os descontos aplicados.


Sobre a Raiar Orgânicos:
A marca foi criada com o objetivo de revolucionar a cadeia produtiva de proteínas e tornar o orgânico possível. Para isso, a Raiar aposta em um tripé que reúne fomento a pequenos agricultores familiares, tecnologia e bem-estar animal, sempre pensando em escala, do grão ao prato. Um produto para quem se preocupa com a saúde global e está aberto a (re)conhecer o valor dos orgânicos. Na fazenda em Avaré (SP), as galinhas poedeiras são
criadas soltas e com acesso livre à área de pasto, não recebem antibióticos e são alimentadas unicamente com ração de origem vegetal e orgânica. Outro diferencial da marca está no fomento à produção dos grãos – um gargalo na agricultura orgânica nacional – focado no pequeno produtor rural. Saiba mais no site raiarorganicos.com.br e no Instagram @raiarorganicos.

Informações para a imprensa: