Na The Brazil Conference & Expo 2023, promovido pela IFPA – International Fresh Produce Association -, a Termotécnica apresentará os benefícios da sua linha DaColheita para toda a cadeia de valor dos FFLVs (Flores, Frutas, Legumes e Verduras), dos produtores ao ponto de venda e um forte apelo para a sustentabilidade em todos esses processos. “Toda a tecnologia de conservação e o design das nossas embalagens propiciam aos clientes comunicar esses diferenciais. E a IFPA tem sido uma importante parceria para a consolidação da marca DaColheita junto a esse mercado”, afirma o diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira.
No evento, os varejistas terão acesso às embalagens em EPS (mais conhecido como isopor*) e entender como elas proporcionam o aumento em até 30% do shelf-life dos produtos acondicionados em toda a cadeia do frio. Isso significa também dias a mais de exposição nas gôndolas dos estabelecimentos com produtos com qualidade comercial quando comparado com outros tipos de embalagens.
A Termotécnica vai reforçar junto aos varejistas, questões relevantes para a proteção do meio-ambiente e para a economia circular como a importância do descarte correto e reciclagem destas embalagens pós-consumo. O público poderá conferir ainda o quanto as conservadoras DaColheita contribuem para evitar o desperdício de alimentos. Ao ampliar o shelf-life, manter a temperatura constante e serem muito leves, as embalagens DaColheita contribuem para aspectos de sustentabilidade como a diminuição de perdas e desperdícios na cadeia de distribuição e a redução das emissões de CO2 na atmosfera, além de serem 100% recicláveis.
DaColheita: mais frescor do campo à mesa do consumidor
O acondicionamento, o transporte e a exposição dos FFLVs demandam uma solução de conservação para manter o frescor do campo aos mercados consumidores mais distantes durante os longos trajetos. Por sua propriedade não-higroscópica, ou seja, que não absorve a umidade da fruta, e por seu alto isolamento térmico, que permite a manutenção da temperatura ideal por mais tempo, as conservadoras DaColheita mantém a atmosfera e a proteção ideal para prolongar a vida útil destes produtos frescos.
Mais shelf-life
Quando comparado a outras opções de materiais, como o papelão, o EPS se destaca por sua capacidade de prevenir mofo, umidade e a proliferação de microrganismos que podem afetar a qualidade da fruta. As soluções DaColheita atrasam efetivamente os processos de amadurecimento e envelhecimento, inibindo a decomposição microbiana e preservando a qualidade e o valor nutricional das frutas embaladas (como os índices de vitamina C).
Mais proteção
Os FLVs são extremamente sensíveis e frágeis e por isso outra característica importante das conservadoras DaColheita é a absorção de impactos, além da facilidade no empilhamento, transporte, manuseio e exposição dos produtos. Tudo isso representa também dias a mais com os alimentos saudáveis e frescos nas gôndolas com muitas vantagens para o varejista. As conservadoras DaColheita têm um peso 60% menor do que as caixas de papelão, o que pode reduzir em até 6% o custo do frete aéreo, gerando economia significativa em toda a cadeia.
Mais valor agregado
Como consequência, essas características aumentam o valor agregado com a percepção de fruta de qualidade superior. Promovem aumento do giro das mercadorias e o fortalecimento da marca do produtor e do varejista associada a produtos de qualidade premium. As soluções DaColheita também abrem um leque de oportunidades para ofertar o produto em outros períodos além da safra.
Para saber mais sobre a estratégia sustentável da Termotécnica acesse a íntegra do recém lançado Relatório de Sustentabilidade da companhia, clicando aqui.
*Isopor é uma marca registrada por terceiros.
Contatos da assessoria
Logos Conexão e Conteúdo
Carla Lavina
carla.lavina@logosag.com.br
+55 47 9 9127 9834