IFPA reúne indústria de FFLV em dois dias de negócios, exposição de produtos e conferência

The Brazil Conference & Expo acontecerá dias 22 e 23 de agosto em São Paulo

Mais de mil profissionais da área de produtos frescos, de produtores a varejistas, e mais de 100 marcas de 15 estados se reunirão no The Brazil Conference & Expo, o único evento de mercado no Brasil dedicado exclusivamente a toda a cadeia produtiva de Frutas, Flores, Legumes e Verduras.

O evento dobrou de tamanho, agora em dois dias – 22 e 23 de agosto – no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo – SP. “Sempre digo que quem atua no segmento de frutas, flores e hortaliças no Brasil e produz, exporta, importa, prepara, embala, distribui, fornece produtos ou serviços, este é o lugar para fazer negócios”, diz Valeska de Oliveira Ciré, Country Manager da IFPA no Brasil.

O setor de produtos frescos é essencial para o país e os números são impressionantes:

  • Segundo a Embrapa, o Brasil é o 3º maior produtor mundial de frutas, com cerca de 58 milhões de toneladas ao ano. O país exporta para mais de 200 mercados em todo o mundo.
  • A Associação Brasileira de Horticultura destaca São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pará como os maiores produtores.
  • Levantamento da Abrafrutas registrou faturamento de US$ 196 milhões em exportação de 250 mil toneladas de frutas frescas no primeiro trimestre de 2022.
  • Dados das Nações Unidas mostram que, em 2030, o planeta deverá ter algo entre 8,5 bilhões de pessoas e, consequentemente, um aumento de 35% na demanda por alimento.
  • De 2020 para 2021, o mercado de flores no país cresceu 15% de acordo com a Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). Ao todo, foram R$ 10,9 bilhões em faturamento no ano passado, frente à R$ 9,6 bilhões do ano anterior.
  • Cerca de 8 mil produtores de flores e plantas atuam no Brasil. Ao todo, cultivam mais de 2,5 mil espécies. O setor emprega 209 mil pessoas diretamente, sendo 38,76% das ocupações relativas à produção, 4,31% à distribuição, 53,59% no varejo e 3% em outras funções.
  • Entre janeiro e julho de 2022, o Brasil exportou US$ 7,1 milhões em produtos de floricultura, sendo a maior parte com ‘mudas de outras plantas ornamentais’, correspondendo a US$ 2,9 milhões do faturamento. Seguida por ‘bulbos, tubérculos, rizomas e similares’ que comercializou US$ 2,6 milhões para fora do país. ‘Folhagens, folhas, ramos de plantas, secos e itens para buquê’ atingiu US$ 1,1 milhão em vendas para o mercado externo, de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA Brasil).

Lançamentos, tendências e networking

Na exposição, mais de 100 empresas vão trazer lançamentos, portfólio de produtos, tecnologias de embalagem e redução de desperdício, tendência de mercado e experiência ao consumidor. “Tudo se encontrava no evento, de sementes ao packing house, de FLV convencional aos orgânicos, plataformas logísticas à distribuição. É nesse ambiente e nesses dois dias que nosso setor encontrará dados e soluções para aumentar o consumo de FFLV. Para resumir em uma palavra o que significa estar presente neste evento: conexão! É uma oportunidade única de encontrar no mesmo lugar os melhores produtores, varejistas e empresas do setor e ter a possibilidade de fazer conexões e negócios”, diz Junior Lucato, presidente do Conselho da IFPA.

O credenciamento para profissionais da indústria de FFLV já está aberto no site da The Brazil Conference & Expo – https://freshproduce.com.br/

Texto

Descrição gerada automaticamente com confiança média

The Brazil Conference & Expo – IFPA
7ª Feira Internacional da Indústria de
Frutas, Flores, Legumes e Verduras
7ª Produce and Floral International Trade Show
São Paulo, 22 e 23 de agosto | 8h – 19h
Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo

Vera Moreira/ Assessora de Imprensa
(11) 3253-0729 e 99973-1474 – veramoreira@veramoreira.com.br