Muitas inovações em produtos, embalagens e tecnologias estão sendo apresentadas pelas mais de 100 marcas expositoras no The Brazil Conference & Expo, maior encontro da indústria de flores, frutas, legumes e verduras (FFLV), que acontece no Expo Center Norte. O evento é organizado pela International IFPA – Fresh Produce Association em parceria com a Francal Feiras.
Confira as novidades e depoimentos de algumas empresas:
PRODUTORES DO BEM
Fernando Donella, CFO e gestor comercial da Produtores do Bem, trouxe uma nova variedade de avocado para a The Brazil Conference & Expo. A empresa, que é referência no manejo sustentável, apresenta o Avocado Green, feito no Brasil, patenteado e não transgênico.
“É muito parecida em vitaminas com o normal, mas tem uma polpa mais cremosa e a casa continua verde quando amadurece. Por ser menos, acreditamos que o tamanho dela apresenta o consumo ideal para uma família, evitando o desperdício”, comentou.
OPEN SOLO
Em um mundo cada vez mais digitalizado, a Open Solo apresenta na The Brazil Conference & Expo uma plataforma que permite agregar todas as operações comerciais em um único local.
“Somos uma empresa de tecnologia visada no B2B. Com nossa ferramenta é possível comprar e vender, contratar a logística e controlar as operações no mesmo lugar. Queremos mostrar nossas funções e como eles são interessantes para esse segmento”, contou Alex Oliveira, head comercial da Open Solo.
PERA CONFERENCE
A Conference é a variedade de pera mais consumida na Europa e está na The Brazil Conference & Expo para que seja ainda mais difundida e conhecida no país. Produzida na Bélgica, ela passa pelos mais rigorosos padrões de qualidade no velho continente antes de chegar ao nosso país.
“Ela tem uma durabilidade muito mais alta, podendo ser consumida durante um grande período de tempo. Versátil, ela é firme e crocante no começo, porém fica mais macia e mais doce após alguns dias. É muito saudável e de grande uso na culinária”, contou Christine Leimer, gerente comercial da Ponteaz, companhia do produto ao Brasil.
ITAUEIRA REI ALIMENTOS
A Itaueira Rei Alimentos trouxe sua linha de produtos para a The Brazil Conference & Expo. Diferentes tipos de melão, mini melancia, pimentão e mel ficaram à disposição para que o público conhecesse o alto padrão da empresa.
“Vivemos um novo mercado, onde a saudabilidade é a tendência. A busca por produtos saborosos e de alta qualidade cresceu. Também temos muito cuidado em toda produção, visando evitar as perdas e os desperdícios. Levamos nosso nome para que confiem na marca”, disse Caito Prado, diretor comercial da Itaueira Rei Alimentos.
My Sweet Salad
A My Sweet Salad é uma marca criada para falar diretamente com o consumidor e o varejo. Composta de empresas como a Sweet Grape, Tomates Como Antigamente e Turma do Ninja, apresenta um grande portfólio para estimular o maior consumo de FFLV (flores, frutas, legumes e verduras).
“Temos um sistema integrado de produção e comercialização, com a missão de fomentar essa cadeia. Em nossas mídias sociais temos campanhas para que as pessoas se alimentem melhor”, avaliou Davi Nunes, gerente de novos negócios da My Sweet Salad, na The Brazil Conference & Expo.
RED LYCHEE
Bárbara Costa, gerente administrativa da Red Lychee, esteve pela primeira vez na feira e trouxe os subprodutos da lichia como geleias, doces, lichia desidratada, lichia liofilizada, sucos e chocolate com lichia.
“Vemos a feira como um evento importante para exposição de nossos produtos e para fazer contatos com futuros clientes. Além disso, aproveitamos esse contato para conhecer o que o mercado procura, tanto que trouxemos algumas embalagens para ver a reação do público”.
PARIPASSU
Giampaolo Buso, CEO da Paripassu, que está no mercado há 20 anos criando soluções tecnológicas em apoio à cadeia de abastecimento de alimentos perecíveis, apresenta na The Brazil Conference & Expo o seu INDEX Paripassu, baseado em quatro pilares: Qualidade, Rastreabilidade, Segurança do Alimento e Auditoria e Certificação.
“O INDEX expressa uma avaliação comparativa e cooperativa, não competitiva, para facilitar as decisões sobre o caminho a ser tomado para implantar ações de melhoria. Seus pilares foram escolhidos com base na vivência prática daquilo que a sociedade tem demandado de controle sobre a origem dos alimentos. É uma honra participar do The Brazil Conference & Expo, evento cuja essência é a inovação e o fortalecimento das relações comerciais do nosso mercado, contribuindo assim para a produção de alimentos saudáveis.”
KUARÁ FRUTAS
Arnaldo Ensink, sócio proprietário da Kuará Frutas, apresentou na The Brazil Conference & Expo a nova variedade de uva, a Coton Candy, desenvolvida nos Estados Unidos, que, segundo ele, tem o doce e um sabor semelhante ao algodão doce.
“Estar na feira para nós é uma oportunidade de receber clientes e fazer novos contatos, pois estamos no Vale do Rio São Francisco, próximo às cidades de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco.”
SEMINIS BAYER
Maria Clara Schwindt, da área de Marketing da Seminis Bayer, destaca no estande da marca o milho AG 1051, para consumo fresco, ideal para curau, pamonha ou para consumir cozido. Uma espécie de milho convencional (não transgênico), agora 100% da Seminis.
“Nossa presença na feira é importante para fazer conexões, falar com clientes e fazer novos contatos. Também, por estarmos mais próximos, saber das necessidades do consumidor para atuarmos de acordo com elas”.
JAGUACY
Thiago Vinicius, coordenador comercial da Jaguacy, está lançando os potes com personagens do desenho Masha e o Urso, como forma de incentivar as crianças a consumirem avocado. O produto deve chegar nos próximos dias nos supermercados com cinco modelos diferentes e colecionáveis.
“A feira é importante para reforçarmos nossa marca no mercado,apesar de já sermos bastante conhecidos, pois estamos há 50 anos produzindo e vendendo avocados”.
PACTO VEGETAIS SAUDÁVEIS
Marcos Basilio, representante comercial do Pacto Vegetais Saudáveis, apresenta as marcas parceiras do projeto que oferecem produtos com baixo uso de agrotóxico .
“Participar da feira é uma experiência ótima para nossos parceiros, além de ser um aprendizado para o projeto. Também temos uma grande oportunidade de fazer novos contatos e buscar clientes para nossos produtos”.
IFCO
Mario Elkadri, executivo de vendas da IFCO, lembra que a empresa é alemã e que está há 14 anos no mercado brasileiro, e traz para a feira nas novas caixa retornáveis para ovos e uvas, produzidas com materiais recicláveis para substituir o uso de papelão e isopor para a estocagem e transporte dos produtos.
DOCE MEL
Rodrigo Borba, diretor comercial da Doce Mel, expõe no The Brazil Conference & Expo toda a linha de produtos da marca.
“A feira possibilita um forte network com troca de experiência, além dos conteúdos oferecidos pelas palestras. Somos da Paraíba e poder encontrar produtores e compradores de todo o país no evento é muito importante para nós.”
BENA FRUTTI
Maria Benassi, diretora executiva da Bena Frutti, apresenta diversas novidades na The Brazil Conference & Expo, entre elas o mix maçã, o kit guacamole e o novo palmito.
“Encontramos na feira produtores, fornecedores, muitos já são nossos clientes, e também fizemos bons contatos com possíveis clientes. Como distribuidores, esse relacionamento propiciado pela feira é muito importante”.
ZESPRI
Gerente geral da Zespri, Eduardo Carmagnani aumentou o investimento em embalagens por causa da pandemia. Na The Brazil Conference & Expo, espera divulgar ainda mais o kiwi, fruta ainda pouco explorada no mercado nacional, segundo ele.
“As embalagens trazem praticidade e permitem que o produto embarque nos diferentes canais. O brasileiro conhece o kiwi, mas ainda não tem tanta intimidade. Somos produtores e vemos que não é explorado em sua totalidade. Então, é sempre importante estar aqui para mostrar”, declarou.
Nortefruit
Fruto de uma cadeia de trabalho rigorosa, o mamão pomaris é cultivado na cidade de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, que apresenta as condições especiais de clima que ele necessita. Jonas Spindel, sócio e diretor comercial da Nortefruit, trouxe o produto na The Brazil Conference & Expo.
“Participamos desde o começo e acredito que o mercado carece de iniciativas como essa. Queremos trazer algo que é tendência para estimular as vendas. O frescor do mamão pomaris é diferenciado“, disse.
DaColheita
A DaColheita apresenta soluções que trazem praticidade após a colheita. Thiago Hess Santos, gerente de marketing, mostrou na The Brazil Conference & Expo como as novas embalagens agregam ao produtor e ainda colaboram com a sustentabilidade.
“Somos consolidados no mercado de frutas e estamos expandindo. Temos embalagens em EPS (Poliestireno Expandido) que aumentam a validade dos produtos em até 30%, reduzindo perdas e desperdícios. Composto por 98% de ar, o material é 100% reciclável e ajuda na redução das emissões de CO₂”, comentou.
GS1 Brasil
O código 2D é a grande novidade apresentada pela GS1 Brasil na The Brazil Conference & Expo. A tecnologia permite que mais informações sejam encontradas em um menor espaço, ajudando a controlar o estoque, a integração com o consumidor, o controle da validade, a redução de perdas, além de melhorar a gestão e a agilidade.
“O produtor codifica e a indústria se comunica com o varejo e com o consumidor. Esse código interessa a toda a cadeia de produção e pode agregar muito, trazendo até conteúdos que ensinam as crianças a se alimentar de modo mais saudável”, explicou Juliana Vieira, executiva de eventos.
SYNGENTA
Cristiano Lutekemeyer, responsável Brasil e Paraguai em sementes e vegetais da Syngenta, explica que a empresa apresenta no The Brazil Conference & Expo o tomate Camiati, especial para salada, que tem tido grande aceitação no mercado, ao ponto de obrigar a uma reprogramação do planejamento do setor de sementes. Isso em virtude da grande demanda, além da melancia escura, sem sementes, e a melancia F1, semente original, com selo de autenticidade.
“Nosso foco é olhar os diferentes pilares, desde o produtor até o consumidor. Estar nesta feira é capturar mais informações de toda a cadeia e poder voltar para a casa e orientar nosso setor de pesquisas para ganhar velocidade em atender o mercado.”
Sobre a Brazil Conference & Expo
A Brazil Conference & Expo é o nome do encontro setorial que, por seis edições, foi chamado de PMA Fresh Connections. É o primeiro após o anúncio da aliança entre a PMA (Produce Marketing Association) e a United Fresh, entidades globais que representavam a indústria de FFLV. A união resultou na constituição, em janeiro deste ano, da International Fresh Produce Association (IFPA), realizadora da Brazil Conference & Expo, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, com promoção da Francal Feiras.
“A nova associação é resultado de legados fortes e trabalhará ainda mais forte para impulsionar o relacionamento com o varejo, a agenda de responsabilidade socioambiental e a implementação de novas tecnologias no setor. A indústria de FFLV tem um papel crucial na economia do Brasil e da América Latina, assim como no abastecimento de bens para todo o mundo”, comenta Junior Lucato, presidente do Conselho da IFPA Brasil.
A exposição será aberta no dia 30 de agosto às 11h e encerrada às 18h com um coquetel para os participantes. A expectativa dos organizadores é reunir 1.200 profissionais, um público quase seis vezes maior que o da edição de 2015. Nas cinco edições realizadas até 2019, o evento já havia registrado um aumento de 400% na visitação. O público-alvo é formado por produtores, exportadores, importadores, atacadistas, varejistas, empresários do canal de food service, representantes de entidades de classe, autoridades do governo, influenciadores, imprensa especializada e fornecedores de soluções e serviços – para cultivo, processamento, embalagem, movimentação, comercialização e outras necessidades.
“Apesar de já estarmos consolidados no mercado, é importante participar de uma feira como esta para ganhar uma visibilidade maior e mostrar o que produzimos, fazendo novos contatos que poderão se tornar futuros clientes”.
Sobre a Brazil Conference & Expo
A Brazil Conference & Expo é o nome do encontro setorial que, por seis edições, foi chamado de PMA Fresh Connections. É o primeiro após o anúncio da aliança entre a PMA (Produce Marketing Association) e a United Fresh, entidades globais que representavam a indústria de FFLV. A união resultou na constituição, em janeiro deste ano, da International Fresh Produce Association (IFPA), realizadora da Brazil Conference & Expo, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, com promoção da Francal Feiras.
“A nova associação é resultado de legados fortes e trabalhará ainda mais forte para impulsionar o relacionamento com o varejo, a agenda de responsabilidade socioambiental e a implementação de novas tecnologias no setor. A indústria de FFLV tem um papel crucial na economia do Brasil e da América Latina, assim como no abastecimento de bens para todo o mundo”, comenta Junior Lucato, presidente do Conselho da IFPA Brasil.
A exposição será aberta no dia 30 de agosto às 11h e encerrada às 18h com um coquetel para os participantes. A expectativa dos organizadores é reunir 1.200 profissionais, um público quase seis vezes maior que o da edição de 2015. Nas cinco edições realizadas até 2019, o evento já havia registrado um aumento de 400% na visitação. O público-alvo é formado por produtores, exportadores, importadores, atacadistas, varejistas, empresários do canal de food service, representantes de entidades de classe, autoridades do governo, influenciadores, imprensa especializada e fornecedores de soluções e serviços – para cultivo, processamento, embalagem, movimentação, comercialização e outras necessidades.
Serviço
Brazil Conference & Expo 2022
Data: terça-feira, 30 de agosto
Horário: das 08h às 19h
Local: Expo Center Norte (Salas Jaçanã e Cantareira)
Endereço:Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo
Mais informações e inscrições: www.freshproduce.com.br
Sobre a Francal Feiras
Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.
Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.
Sobre a IFPA – International Fresh Produce Association
A International Fresh Produce Association (IFPA) é a maior e mais diversa associação internacional que atende toda a cadeia de suprimentos e a primeira a defender os interesses e apoiar os associados da indústria de produtos frescos e florais.
Informações para a imprensa:
2PRÓ Comunicação
Marcela Lage | Myrian Vallone | Teresa Silva
e-mail equipe: imprensa@francal.com.br