Sustentabilidade na agricultura passa pela redução das perdas e desperdício de alimentos

A jornada da sustentabilidade na agricultura está ligada diretamente à redução de perdas e desperdício em toda a cadeia de produção de alimentos. A conclusão é da Alessandra Fajardo, diretora de Food Chain Partnerships da Bayer, que falou sobre “Jornada da Semente à Loja: Enfrentando e Resolvendo Desafio de Sustentabilidade”, durante a The Brazil Conference & Expo, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Segundo Alessandra, hoje as perdas e desperdício de alimentos giram em torno de 40% de toda a produção mundial. “Se as perdas e desperdício fossem um país ocupariam a terceira posição na emissão de gases do efeito estufa no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China”, destaca.

A FAO –  Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura define perdas de alimentos como sendo tudo que acontece nas lavouras. “Começam na produção, prossegue na pré-colheita, na colheita e vão até a pós-colheita devido aos problemas na logística”, afirma a executiva. “Já o desperdício  ocorre nos centros de distribuição, supermercados e lojas até chegar na mesa do consumidor”.

Embora todos os países tenham sérios problemas tanto de perdas na agricultura como desperdício na ponta do consumo, as sociedades consideradas desenvolvidas apresentam desperdício maior em relação a outras populações. De acordo com a executiva, América do Norte e Oceania apresentam 58% de desperdício de alimentos. “Mas também temos esse problema no Brasil, onde o desperdício começa com a escolha de produtos no supermercado. Descartamos o alimento apenas porque não apresenta uma cara boa, embora esteja bom para o consumo. Também jogamos fora depois da data sugerida, mas o alimento pode ser consumido”.

O trabalho para reduzir as perdas e o desperdícios de alimentos pode, segundo Alessandra, mudar até mesmo a grave crise de insegurança alimentar no mundo. “Se reduzirmos em 50% essas perdas e desperdícios até 2050, garantimos a disponibilidade de alimentos para alimentar toda a população mundial. Além disso, reduzimos em 23% o uso de fertilizantes, em 25% o desperdício de água e diminuímos em 8% a emissão de gases do efeito estufa no mundo”.

Sobre a Brazil Conference & Expo

A Brazil Conference & Expo é o nome do encontro setorial que, por seis edições, foi chamado de PMA Fresh Connections. É o primeiro após o anúncio da aliança entre a PMA (Produce Marketing Association) e a United Fresh, entidades globais que representavam a indústria de FFLV. A união resultou na constituição, em janeiro deste ano, da International Fresh Produce Association (IFPA), realizadora da Brazil Conference & Expo, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, com promoção da Francal Feiras.

“A nova associação é resultado de legados fortes e trabalhará ainda mais forte para impulsionar o relacionamento com o varejo, a agenda de responsabilidade socioambiental e a implementação de novas tecnologias no setor. A indústria de FFLV tem um papel crucial na economia do Brasil e da América Latina, assim como no abastecimento de bens para todo o mundo”, comenta Junior Lucato, presidente do Conselho da IFPA Brasil.

A exposição será aberta no dia 30 de agosto às 11h e encerrada às 18h com um coquetel para os participantes. A expectativa dos organizadores é reunir 1.200 profissionais, um público quase seis vezes maior que o da edição de 2015. Nas cinco edições realizadas até 2019, o evento já havia registrado um aumento de 400% na visitação. O público-alvo é formado por produtores, exportadores, importadores, atacadistas, varejistas, empresários do canal de food service, representantes de entidades de classe, autoridades do governo, influenciadores, imprensa especializada e fornecedores de soluções e serviços – para cultivo, processamento, embalagem, movimentação, comercialização e outras necessidades.

Serviço

Brazil Conference & Expo 2022

Data: terça-feira, 30 de agosto

Horário: das 08h às 19h

Local: Expo Center Norte (Salas Jaçanã e Cantareira)

Endereço:Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo

Mais informações e inscrições: www.freshproduce.com.br

Sobre a Francal Feiras

Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.

Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.

Sobre a IFPA – International Fresh Produce Association

A International Fresh Produce Association (IFPA) é a maior e mais diversa associação internacional que atende toda a cadeia de suprimentos e a primeira a defender os interesses e apoiar os associados da indústria de produtos frescos e florais.

Informações para a imprensa:

2PRÓ Comunicação

Marcela Lage | Myrian Vallone | Teresa Silva

e-mail equipe: imprensa@francal.com.br