Além de fazer networking e trocar conhecimento, os participantes da The Brazil Conference & Expo, realizada pela International Fresh Produce Association (IFPA) e promovida pela Francal Feiras nesta terça-feira (30), puderam conferir as principais novidades do setor de flores, frutas, legumes e verduras (FFLV). Entre os destaques estão tecnologias que beneficiam os produtores, os varejistas, os consumidores e o meio-ambiente.
Embalagens sustentáveis e que facilitam o dia a dia de produtores e consumidores estão entre os lançamentos apresentados pela StePac. “Estamos diminuindo a espessura dos nossos filmes para ter menos plástico, e otimizamos uma série de polímeros especiais para que o produto dure mais na embalagem”, detalhou Ivo Tunchel, Business Development Manager South America da marca.
A empresa aposta na mecanização, ou seja, em recipientes que podem ser selados com auxílio de equipamentos que tornam o processo mais rápido. Com isso, produtores e distribuidores não apenas otimizam a linha de produção como também agilizam a entrega da mercadoria, reduzindo a probabilidade de perdas em razão da perecibilidade dos produtos. “Conforme a palestra, 40% de toda produção de alimentos no mundo é desperdiçada”, lembrou Tunchel.
A GS1 – Associação Brasileira de Automação apresentou um novo conceito que promete revolucionar a identificação e a codificação de produtos, do campo ao varejo. “Trouxemos a aplicação do código 2D, que carrega informações adicionais de um produto. O diferencial é que ele contém informações organizadas e pode trazer mais informações sobre o produto, além da URL. O código pode ter chave de identificação única e inequívoca, número do lote e, principalmente, data de validade e fabricação”, explicou Nilson Gasconi, responsável pela área de Desenvolvimento Setorial da entidade.
Entre as novidades para o cultivo de FFLV, a EACEA apresentou o conceito de agricultura urbana, que já é uma realidade em outros países, como o Canadá. A empresa oferece soluções como formação, treinamento, assessoria e equipamentos importados para a produção em ambientes controlados, uma vez que as hortas urbanas não seguem as mesmas regras e legislações das áreas rurais
“O conceito de agricultura urbana não é só luzes led e tecnologia nos grandes centros, mas também proporciona uma produção local para atender comunidades em insegurança alimentar, proporcionando uma alimentação mais completa a essas pessoas”, afirmou Andrés da Silva, sócio-fundador da EACEA.
Durante o evento, a robô Annie, da ActivaiD, marcou presença. Trata-se da primeira robô humanoide do varejo – que também pode atuar como mestre de cerimônias e nos setores da saúde, educação e indústria – com um software de engajamento social. Isso significa que ela consegue identificar o cliente por meio de um CRM e realizar um atendimento completo, já que Annie também está habilitada para fazer pagamentos.
Outra novidade da marca é a gestão de caixas inteligentes do RFID – tecnologia de identificação automática através de sinais de rádio. Com isso, produtores sabem quando as caixas retornáveis deixaram sua propriedade e em que ponto do trajeto estão, além de quando chegarão ao destino final, aumentando a rastreabilidade dos produtos.
Sobre a Brazil Conference & Expo
A Brazil Conference & Expo é o nome do encontro setorial que, por seis edições, foi chamado de PMA Fresh Connections. É o primeiro após o anúncio da aliança entre a PMA (Produce Marketing Association) e a United Fresh, entidades globais que representavam a indústria de FFLV. A união resultou na constituição, em janeiro deste ano, da International Fresh Produce Association (IFPA), realizadora da Brazil Conference & Expo, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, com promoção da Francal Feiras.
“A nova associação é resultado de legados fortes e trabalhará ainda mais forte para impulsionar o relacionamento com o varejo, a agenda de responsabilidade socioambiental e a implementação de novas tecnologias no setor. A indústria de FFLV tem um papel crucial na economia do Brasil e da América Latina, assim como no abastecimento de bens para todo o mundo”, comenta Junior Lucato, presidente do Conselho da IFPA Brasil.
A exposição será aberta no dia 30 de agosto às 11h e encerrada às 18h com um coquetel para os participantes. A expectativa dos organizadores é reunir 1.200 profissionais, um público quase seis vezes maior que o da edição de 2015. Nas cinco edições realizadas até 2019, o evento já havia registrado um aumento de 400% na visitação. O público-alvo é formado por produtores, exportadores, importadores, atacadistas, varejistas, empresários do canal de food service, representantes de entidades de classe, autoridades do governo, influenciadores, imprensa especializada e fornecedores de soluções e serviços – para cultivo, processamento, embalagem, movimentação, comercialização e outras necessidades.
Serviço
Brazil Conference & Expo 2022
Data: terça-feira, 30 de agosto
Horário: das 08h às 19h
Local: Expo Center Norte (Salas Jaçanã e Cantareira)
Endereço:Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo
Mais informações e inscrições: www.freshproduce.com.br
Sobre a Francal Feiras
Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.
Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.
Sobre a IFPA – International Fresh Produce Association
A International Fresh Produce Association (IFPA) é a maior e mais diversa associação internacional que atende toda a cadeia de suprimentos e a primeira a defender os interesses e apoiar os associados da indústria de produtos frescos e florais.
Informações para a imprensa:
2PRÓ Comunicação
Marcela Lage | Myrian Vallone | Teresa Silva
e-mail equipe: imprensa@francal.com.br